Dicas para escolher bem sua aquarela antes de comprar!

Uma das grandes dúvidas que vemos nos clientes antes deles começarem a se aventurar no maravilhoso mundo da aquarela, é qual deve começar a investir: pastilha ou bisnaga?

Pensando nisso, decidimos criar esse conteúdo para que vocês saibam exatamente a diferença das duas e não tenham dúvidas na hora de comprar quando forem visitar uma de nossas lojas ou espiando pelo nosso site.

Uma coisa muito importante que vocês devem ter em mente, antes de comprar, é que a aquarela se classifica em três tipos: estudante (que incluem iniciante), estudante intermediário (sendo boas marcas de aquarelas, quase profissionais) e as profissionais. É importante ter isso em mente, quando forem pensar em investir seu orçamento, pois os valores mudam consideravelmente, dependendo de sua necessidade.

Aquarela em bisnaga

Entre os tipos de aquarela essa é mais conhecida mundialmente. Pode ser encontrada em frascos de metal ou plástico, em diversas quantidades. Ela tem uma forma mais pastosa, mas quando depositada uma pequena quantidade em um godê e misturado com água seu efeito “líquido” fica aparente, fazendo transições de cores facilmente.

Kit de 15 cores Pentel com bisnaga em alumínio

 

Se esse for seu primeiro contato com aquarela e optar pelas bisnagas, as mais indicadas são os estojos da Pentel ou Sakura por questão de custo benefício. Você encontrará pequenas bisnagas de 5 ml (pode parecer pequeno inicialmente, mas elas rendem bastante, principalmente  por haver a diluição em água. Também temos alguns kits da marca Royal, que além das aquarelas, nos estojos ou nas maletas, é acompanhado diversos pincéis, godê e alguns outros materiais, conforme sua necessidade.

Estojo 12 cores Pentel com bisnagas de plástico

 

Caso queira investir um pouco mais, indico a coleção Studio Aquarelle da marca Pebeo, pois além de uma ótima gama de cores, ele tem uma boa concentração de pigmentação, além de tons translúcidos e alguns opacos, que depois de secos. Pode ser encontrado em kits com 12, 18 e 24 cores.

Aquarela em pastilha

Diferente das aquarelas em bisnagas, as pastilhas são mais sólidas, tem menos aglutinantes em sua concentração e, por isso, tem a coloração mais concentrada. Podem vir em forma de pan ou de half pan. A pan é a pastilha inteira e a half pan possui metade do tamanho de uma pastilha “normal”, como é o caso das pastilhas da Sakura, Pebeo e Van Gogh. Os estojos dessas três marcas são considerados de “bolso”, pois seu possuem um tamanho pequeno, fácil para transportar para onde for.

Estojo 12 cores Sakura

A Pebeo tem um dos menores estojos metálicos com 12 cores, incluindo um godê na tampa metálica. Uma curiosidade muito bacana dos estojos de pastilhas da Pebeo é que os half pan podem ser comprados separadamente em nossa loja virtual, então caso um cor de seu estojo acabe, ele pode ser reposto ou se quiser pode comprar diversas cores e montar sua própria paleta de cor.

Estojo 24 cores Pebeo

Dentre as três marcas a Van Gogh está sendo considerada atualmente uma das melhores marcas da linha estudante intermediário, pois suas cores são altamente pigmentadas e ficam bem vivas no papel, além de serem super fáceis de efetuara diluição.

Bisnaga ou pastilha?

Estojo de pastilha e bisnagas

Sinceramente, experimentar os dois materiais seria o mais indicado, pois você descobriria qual mais te apetece, porém ambos tem seus pontos positivos para a escolha. As bisnagas te dão mais liberdade no manuseia, ensinam as medidas certas de água e tinta que devem ser usadas em seu trabalho.

Porém com os estojos de pastilhas é muito mais simples de trabalhar, porque já tem tinta e o godê no mesmo objeto, e muitas vezes vem até mesmo o pincel, além de toda a tinta estar disponível ali, facilitando as misturas de cores.

A verdade é que não existe uma melhor ou pior que a outra, apenas aquela que você tem mais facilidade e gosto em mexer. O importante é se divertir fazendo aquilo que ama, pois aquarela é um tipo de técnica deliciosa de se trabalhar, independente se é com bisnaga ou pastilha.

Se tiver algum material especifico que vocês queiram ver por aqui nos próximos posts, fiquem à vontade em deixar sugestões  nos comentários que iremos colocar em nossas pautas e trazer assim que possível.

Para Conhecer e Comprar esses produtos, visite uma das lojas físicas da Casa da Arte, as lojas estão com as prateleiras repletas de cores e acessórios para a produção dos bichinhos mais fofos e famosos.
Clique Aqui e Confira os endereços!

Grupo Casa da Arte.

www.casadaarte.com.br

 

Conheça as lojas físicas da Casa da Arte. 
Departamentos com todos os produtos para Pintura, Desenho, Arquitetura, Belas Artes e mais de 60 Mil Ítens Para Arte e Artesanato.

 

QUEM ESCREVE? TAMIRES MARIA

Sou apaixonada por arte desde pequena, mas me encontrei de verdade no mundo das aquarelas. Trabalho na Casa da Arte e também ministro algumas demonstrações de aquarela. Tenho um blog chamado Unicórnio Intergalático, onde falo sobre arte e cultura pop.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos no Instagram