Quem curte um “Vintage Chique”, vai amar essas dicas sobre o Craquelê.

Refinado, diferenciado e um dos únicos produtos que consegue fazer um produto novo, ser craquelado com o mesmo efeito da ação do tempo.

A técnica de Craquelê tem origem francesa e é responsável pelo efeito de rachaduras em peças. Existem diferentes tipos de produtos para fazer craquelado, dentre eles estão: Kit Craquelê, tinta Craquelê, verniz Craquelê, cola branca, entre outros. Cada um se trabalha de uma maneira, mas todos têm o efeito de rachado.

Alguns precisam de verniz por cima para dar acabamento, outros não precisam de nada, pois já tem o acabamento brilhante. A maioria desses produtos são solúveis em água e não tem cheiro forte.

Eles podem ser aplicados com pinceis ou esponjas, depende do efeito desejado. Alguns podemos acelerar a secagem outros devemos aguardar a secagem sozinha para um melhor resultado.

Resultado de imagem para como usar verniz craquele em vidro

O ato de “craquelar” significa que a tinta reage com a resina do Craquelê, seja ela em verniz ou base para craquelado.

Antes de iniciar o seu trabalho é importante avaliar a peça que está à sua frente. Se for uma peça grande ela poderá receber um Craquelê maior e significativo. Do contrário, se for pequena, o craco deverá ser compatível com o tamanho da peça. Também podemos brincar com os cracos e ter em uma única peça dois ou mais tamanhos de craquelado.

O que vai definir o tamanho do craco é a quantidade de verniz que será aplicada de base. Se você quer um craco grande, a camada de verniz deverá ser grossa ou dupla. Para uma craco miúdo é só diminuir a quantidade de verniz, bem ralinho (cuidado para não faltar produto).

Devemos sempre lembrar que para realçar os cracos há a necessidade de se utilizar duas cores de tintas, uma contrastante com a outra, nesta sequência;
Ex: Cor de fundo branco, verniz e cor contrastante preto.

Hoje vamos falar sobre o Verniz Craquelê da Acrilex.

Indicado para craquelar as Tintas Acrílicas Fosca, Metal Colors ou Tinta Fosca para Artesanato, pode ser aplicado em peças de gesso, madeira, cerâmica, metal, isopor, etc.

Resultado de imagem para como usar verniz craquele em vidro

Como usar:

  • Prepare a peça com a Tinta Acrílica Brilhante, Metálica ou Fosca, na cor desejada, e deixe secar bem. Aplique uma camada fina do Verniz Craquelê e aguarde de 10 a 15 minutos (o verniz não irá secar).
  • Dilua com uma pequena quantidade de água outra cor da Tinta Acrílica Fosca (não utilize as metálicas ou brilhantes na segunda aplicação) e aplique com um pincel suave, sem passar duas vezes no mesmo lugar e sem pincelar, mas depositando a tinta.
  • O verniz irá craquelar após a secagem, que leva, em média, 24 horas. Se desejar, acelere o craquelamento com um secador.

Faça da técnica de craquelê algo que você controla e brinca com os efeitos surpreendentes que a tinta e os vernizes te dão. Use e abuse desta diversão!

Para comprar os produtos para Craquelê, clique AQUI!

Para comprar as Tintas Acrílicas, clique AQUI!

  • Veja o vídeo de como utilizar o Verniz Craquelê:

Compre através da loja virtual da Casa da Arte e receba os produtos para Arte e Artesanato em qualquer lugar do Brasil!
www.casadaarte.com.br

Visite nossas Lojas, veja AQUI nossos endereços.

Compartilhe:

5 thoughts on “Dicas sobre o Craquelê”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram did not return a 200.

Siga-nos no Instagram